terça-feira, 16 de outubro de 2012

Integrando Dynamics CRM 2011 com Sharepoint

         Antes de iniciarmos o processo de configuração da integração entre o SharePoint e o Dynamics CRM 2011 é necessário realizar a instalação do Shrepoint List (http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=5283).

        Com o componente devidamente instalado no SharePoint, podemos iniciar o processo de configuração da integração.

  • No menu da esquerda do Dynamics, vá em "Configurações", "Gerenciamento de Documentos".


  • Clique em "Configurações de Gerenciamento de Documentos" e selecione as entidade em que deseja  realizar a instalação. Selecionada as entidade desejadas, informe a URL do SharePoint 2010 onde foi realizada a instalação do componente de lista do CRM.

  • Ao clicar em avançar a URL informada será validada. Em seguida será solicitado como deseja criar a estrutura de pastas. Marque a opção "Baseado na Entidade" para estruturar baseado em Conta ou Contato.
    • Se optar por baseado em Conta a estrutura permanecerá da seguinte forma: .../account/<nome da conta>/<nome da entidade>/<nome do registro>
    • Se optar por baseado em Contato a estrutura permanecerá da seguinte forma: .../contact/<nome do contato>/<nome da entidade>/<nome do registro>
    • Já se não optares pela estrutura baseada em conta ou em contato a estrutura permanecerá da seguinte forma: .../<nome da entidade>/<nome do registro>
  • Em seguida, ao clicar em "Avançar", a criação da biblioteca de documentos será iniciada. Pode ser exibido um diálogo de confirmação para cada entidade selecionada.
  • Uma vez o processo concluído, clique em "Concluir".

No Registro do CRM

         Concluída a configuração é possível passar a gerenciar os documentos da entidades selecionadas pelo SharePoint.
  • Para inserir documentos, selecione o registro desejado e clique em "Documentos" no menu da esquerda e clique em "OK" na caixa de diálogo que será exibida.
  • Ao confirmar uma pasta será criada no SharePoint onde os usuários poderão armazenar os documentos das contas, por exemplo.
  • Caso o componente SharePoint List não for instalado ou não estiver devidamente configurado, ao clicar no menu "Documentos" será aberto o local do SharePoint em um IFrame.

         Este é um pequeno exemplo da integração que pode ser realizada entre o Dynamics CRM e o SharePoint.

2 comentários:

  1. Trentin, bom dia.

    Gostaria de saber como posso configurar o CRM para criar pastas com o CNPJ/CPF dos clientes ao inves de pastas com o Nome.
    Por gentileza se puder responder também para o email
    josemt@jmalucelliag.com.br agradeceria.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. No momento da configuração das entidades com o Sharepoint é possível escolher a nomenclatura baseada na entidade de Contas ou Contatos, porém não permite editar o padrão com que a estrutura de pastas é criada no Sharepoint.
    Abraços.

    ResponderExcluir